INSTITUTO CASADÁGUA

© 2017 by Maurício Panella

ENCONTRO NORDESTE CRIANÇA E NATUREZA

Num segundo momento, dia 26 de novembro, os inscritos participaram de oficinas lúdicas e criativas ministradas por artistas locais, que trabalharam a relação com a natureza através da poesia, musicalização e artes plásticas, de maneira a sensibilizar e capacitar professores e outros profissionais sobre a temática. A exposição “De fora adentro” (mapa gigante da cidade do Natal) desenvolveu uma oficina sobre espaços livres na cidade, com professores do departamento de Arquitetura (UFRN) e ainda uma vivência relacionada às memórias afetivas com relação às árvores de Natal - esta atividade estará aberta ao público durante os dois dias de evento. A exposição “Sons e sentidos da natureza”, em parceria com o Laboratório de Bioacústica da UFRN e Elementaris, oferecerá ao público do Parque a oportunidade de se ter um contato sensorial com paisagens sonoras, aromas e texturas de ambientes naturais.

No dia 27 de novembro, foram realizadas rodas de conversa e lançamentos de livros. Para tanto, foram convidados professores dos Departamentos de Arquitetura e Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de coletivos da cidade do Natal que vêm realizando experiências práticas. Também estarão presentes palestrantes vindos de outros estados do Nordeste, como Ceará e Alagoas.

O Instituto Casadágua e o Instituto Alana, em parceria com o IDEMA e apoio do Departamento de Arquitetura - UFRN, promoveram o Encontro Nordeste Criança e Natureza trazendo reflexões sobre os benefícios que o contato com a natureza oferece para o desenvolvimento integral da criança. Abordado por diferentes perspectivas: educação, psicologia, direito, cidades e meio ambiente, o evento foi composto por três momentos complementares. Inicia com uma capacitação para professores da rede pública de ensino e demais interessados. Foram atendidas duas turmas com até 80 participantes, nos dias 09 e 10 de novembro de 2016, no Auditório Tocandira, no Parque das Dunas, em Natal. Tratou-se de um workshop, com duração de 03 horas, ministrado por Laís Fleury, coordenadora do Projeto Criança e Natureza - Instituto Alana (RJ). 

IMG_1039

Descreva sua imagem.