INSTITUTO CASADÁGUA

© 2017 by Maurício Panella

Programa Museal

Jornada no Bosque- a Natureza na Cidade

Visite o site do Jornada

www.jornadanobosque.com

Jornada no Bosque- a Natureza na Cidade é um programa museal que reconhece  e difunde o patrimônio cultural e natural da cidade de Natal por meio da criação de produtos artísticos e atividades pedagógicas visando fortalecer a imagem do Parque das Dunas como uma importante Unidade de Conservação e também como um espaço museológico. 

O Programa Jornada no Bosque - a Natureza na Cidade é conduzido por três eixos: a pesquisa sobre diversidade cultural e biodiversidade; o processo criativo que produz as distintas linguagens que são construídas para a interação do público,  e a coordenação do programa educativo Arte do Parque, que idealiza e promove atividades voltadas para o público visitante por meio oficinas, palestras e workshops, tendo como foco central o contato direto do público com a natureza. O Jornada também oferece uma experiência de arte e tecnologia com a natureza. O Game Jornada no Bosque e a experiência imersiva Txai convidam o público a se conectar com o parque por meio da realidade aumentada e a realidade virtual. Dentro do Parque das Dunas nossa equipe tem como base de encontro e criação a Oficina de Arte, onde é desenvolvido o Programa Arte no Parque.

Vídeo Relatório

Mapa Ilustrado da Biodiversidade do Parque das Dunas 

Nossa equipe multidisciplinar fez uma profunda imersão dentro do Parque das Dunas para poder criar o belíssimo Mapa Ilustrado. Nosso objetivo central era produzir um mapa que estimulasse o público a reconhecer a riqueza que temos dentro da cidade de Natal. Fizemos muitas caminhadas, conversamos com biólogos, ecologos e pesquisadores do parque para podermos conhecer mais nossa biodiversidade. Após um longo de período de pesquisa iniciamos o processo criativo com uma equipe de artistas, designers e ilustradoras. Este mapa foi elaborado para compor o material didático das escolas públicas da cidade. O Programa Educativo Artes do Parque realiza formações junto aos professores para que estes conheçam as propostas do Jornada dentro do parque e tragam seus alunos para uma experiência diferenciada.

Game Jornada no Bosque

Para o Programa Jornada no Bosque - a Natureza na Cidade foi desenvolvido o Game Jornada no Bosque.

Jornada no Bosque é um exergaming que aproxima o enredo ficcional criado para o mundo virtual com as realidades do ambiente natural do Parque das Dunas. Nele o espaço do próprio parque é o cenário onde o jogo ocorre. Seus desafios colocam os usuários em movimento impulsionando que estes caminhem pelas trilhas e caminhos do Parque, e que desta forma, ampliem a sua interatividade com a biodiversidade do local.

 

Jornada no Bosque foi desenvolvido com o objetivo maior de mediar o encontro das pessoas com as outras espécies da natureza. Sofremos dos problemas gerados pelo transtorno de déficit de natureza e promover um contato mais próximo ao meio ambiente é fundamental para compensar os efeitos de nosso cotidiano tecnológico. E na Jornada no Bosque, os próprios aparatos são utilizados como os mediadores neste processo.

 

É um jogo free-to-play voltado para smartphones, desenvolvido para as plataformas iOS e Android, baseado na utilização do sistema de posicionamento global (GPS) e nos recursos de captação de imagem e som. A realidade aumentada e virtual são empregados para otimizar a percepção com o espaço do Parque e assim oferecer experiências perceptivamente interativas e imersivas. Jornada no Bosque é uma lente mágica que abre e revela mundos invisíveis que nossos olhos e sentidos deixaram de perceber ou que não detectam em nosso mundo.

 

O jogo estimula os usuários a acessarem problemáticas globais, e ao mesmo tempo desempenharem um papel protagonista resolvendo problemas fictícios lançados por meio de uma trajetória de avanço que inspira  um encontro contemplativo e artístico com espécies que compõem a Biodiversidade do Parque.

O enredo do Game Jornada no Bosque

Observadores do espaço que vivem nas áreas mais elevadas e remotas do mundo identificam mudanças nas posições das constelações do céu. As intensas explorações no ecossistema terrestre vem alterando a distribuição de massa no planeta, o que vem ocasionando mudanças no eixo de rotação da Terra. O desalinhamento das posições dos astros geram aumento de temperatura, potencializam o movimento das placas tectônicas e afetam inclusive a forma como o vento sopra na Terra. Acredita-se que o planeta inclina-se para o Norte, e que devido a essa inclinação os dias vem se tornando mais curtos. Percebe-se o efeito destas mudanças nos cotidianos das pessoas, que sentem-se angustiadas com a sensação de que o tempo está acabando.

Recentemente a mineradora E.V.A.L.S descobriu no subsolo de um Bosque, localizado ao oeste da Cidade do Sol, um novo minério que contém grandes quantidades de fragmentos de tempo. Sabe-se que por estes fragmentos pode controlar o segredo de todo o tempo do universo. No Bosque, este tempo se manifesta mais comumente na forma de Fragmentos de tempo e mais incomumente como cartas-cristais, que se revelam no encontro com as diferentes espécie do Bosque.  Lendas afirmam haver alguns tipos raros de cristais do tempo que liberam o segredo da sincronização com o tempo do universo.  


No meio de sua Jornada você é abordado por uma espécie de ave falante: Uru. Ela desperta sua curiosidade sobre algo que os fragmentos de tempo escondem e você decidirá se quer ou não seguí-la em busca de elucidar este segredo. Caso aceite entrar na Jornada, muitas seres e camadas serão reveladas para você. Você tem a oportunidade de se tornar um Txai. O realinhamento das constelações no céu está em tuas mãos.
 

Os personagens do Game Jornada no Bosque

Temas e reflexões abordadas

O Programa objetiva oferecer respostas à algumas questões.

  • É possível estreitar os vínculos afetivos com a Natureza e de responsabilidade ambiental?

  • De que maneira pode-se ampliar a percepção dos visitantes, e dos cidadãos como um todo, sobre a magnitude e a importância do Parque das Dunas para a saúde da população da cidade de Natal?

  • Como reforçar a imagem do Parque como um espaço museístico e pedagógico onde crianças, jovens e adultos podem reconhecer a biodiversidade que compõe também o espaço urbano?

  • É possível intensificar a visitação turística ao Parque das Dunas?

  • Como reconhecer e difundir o patrimônio natural do Parque das Dunas?

Equipe

Idealização e coordenação: Maurício Panella 

Produção: Estúdio Casadágua e Gabriela Mameri; Pesquisa: Jéssica de Paiva Bezerra; Identidade Visual e Interface: Augusto Serquiz; Ilustração: Andressa Louise e Ariel Guerra; Design de Produto: Gabriela Mameri;

 

 

Direção do Game: Maurício Panella; Roteiro: Maurício Panella, Augusto Serquiz e Gabriela Mameri; Game Design: Rafael Arnaud; Programação: Mateus Arnaud; Trilha Sonora: Mateus Tinoco;

 

Jornada no Bosque é um programa aprovado pela Lei de Incentivo Municipal Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal, criado por Maurício Panella e produzido pelo Casadágua- Instituto e Estúdio e Criação. Conta com o patrocínio da Unimed Natal e da Luck Receptivo e tem o apoio do Parque das Dunas, do Idema e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

 

Patrocínio

Apoio: